quinta-feira, 29 de julho de 2010

Da Senzala de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato possui uma obra que vai além do universo infantil. O livro de contos “Negrinha” é um dos melhores exemplos da obra adulta do escritor, cuja adaptação a Cia Manacá leva ao palco do Teatro Alberto Maranhão nos dias 26 e 27 (segunda e terça), em sessões às 9h, 15h e 19h. As apresentações são abertas à comunidade em geral, apesar de terem o público estudantil como foco. “Negrinha” é um dos livros exigidos pelo vestibular, e a peça terá intervenções de um professor de literatura. A direção é de Costa Filho.

DivulgaçãoNegrinha é a história de uma criança que vive escravizada por uma cruel senhora de engenhoNegrinha é a história de uma criança que vive escravizada por uma cruel senhora de engenho
“Negrinha”, o conto principal que dá nome ao livro e à peça, é a história de uma criança que vive escravizada física e emocionalmente por uma cruel senhora. Um retrato forte – e mais psicológico - da crueldade em época de escravidão. Os demais contos de “Negrinha” versam sobre variados assuntos, que vão desde memórias de antigos escravos, casas-grandes fantasmagóricas, causos sertanejos, espertalhões da cidade grande, até dramas familiares, e outras situações que Monteiro Lobato desenvolve com maestria.

Ao todo, serão apresentado 13 contos do livro - no geral são 22 – por questão de tempo. São duas horas de espetáculo. A apresentação de “Negrinha” faz parte do projeto Teatro Escola, que há 19 anos une didatismo e artes cênicas junto ao público estudantil da cidade. “É um trabalho duro, mas que compensa pelo fato de difundirmos o teatro entre um público que, na maioria, não é frequentador. Já formamos muita plateia e até mesmo atores”, afirma o produtor João do Vale. Em breve, será montado “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, outro clássico nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário